A avaliação da aprendizagem na formação profissional
Os artigos que se seguem fornecem os conceitos básicos da avaliação da aprendizagem e estabelecem bases para a construção de instrumentos de avaliação.
A avaliação é um meio para nos conhecermos a nós próprios, enquanto formadores, os resultados que conseguimos e as condições em que atuamos. É um processo mental que não cabe apenas aos formadores.
É uma função que não só controla, como expõe o controlo. Não basta recusar a avaliação para que toda a polémica desapareça. Nos sistemas de formação a avaliação atua como estratégia de gestão desses sistemas. Reconhecida como subjetiva a avaliação continua a ser a resposta aos “pedidos” sociais ou individuais.
No debate sobre a avaliação importa encontrar a sua racionalidade própria e a integração desta no processo pedagógico.
Pretende-se ajudar a aliviar a carga emotiva e angustiante que sempre envolve o momento de avaliação, tanto para avaliadores como para avaliados.
Não são fornecidas receitas que descansem a consciência dos formadores (essas talvez nem existam). Só podemos contribuir com algumas ideias claras e já experimentadas com sucesso em diversas situações.
Apresentamos ainda alguns fatores de subjetividade da avaliação, pois só tendo consciência destes elementos, inerentes ao processo avaliativo, o formador poderá, de modo consciente, questionar-se sobre a sua atuação e exercer o controlo que lhe permitirá exigir de si próprio uma maior objetividade.
Conceito de Avaliação
O desenvolvimento da avaliação está ligado ao desenvolvimento da medida científica. De início procurou-se construir provas cada vez mais objetivas e normalizadas – os testes. (ler mais)
Tipos de Avaliação
Na sua função de regular o processo de aprendizagem é a avaliação da aprendizagem que fornece os dados para o formador adequar as suas práticas aos resultados obtidos ao longo do processo. Assim, iremos abordar os diferentes tipos de avaliação consoante a sua finalidade e o momento da sua aplicação ao processo. (ler mais)
Instrumentos de avaliação de conhecimentos
Existem diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem. Testes de conhecimentos, provas objetivas, provas subjetivas, etc. (ler mais)
Instrumentos de avaliação de comportamentos e atitudes
A formação de adultos pretende modificar atitudes e comportamentos com vista a uma melhoria dos seus desempenhos profissionais e a satisfação do indivíduo face à sua situação de trabalho. Existem também instrumentos que permitem avaliar essa evolução. (ler mais)
Classificação
Uma das finalidades da classificação é transmitir os resultados da aprendizagem. Trata-se de um conjunto vasto de informações sobre os aspetos de desenvolvimento do formando, do seu progresso no domínio cognitivo e socio-afetivo. Daí a sua enorme complexidade. (ler mais)
Subjetividade da avaliação
Encontrar métodos que permitam tornar a avaliação um processo mais claro, mais objetivo e mais justo, tem sido objeto de estudo ao longo dos anos. Por isso, atualmente se fala da importância de existirem diferentes tipos de avaliação, que devem ocorrer em diferentes momentos do processo aprendizagem e que têm também diferentes funções. (ler mais)