Uma carta de apresentação escrita corretamente e personalizada é um elemento que vai aumentar em muito a probabilidade do seu currículo ser lido por recrutadores e profissionais de Recursos Humanos.
Mas o que é afinal a Carta de Apresentação?
A carta de apresentação é um texto no qual se irá apresentar à pessoa responsável pelo recrutamento e seleção daquela vaga de emprego na qual está interessado. Em apenas alguns parágrafos terá que se mostrar adequado aos requisitos exigidos para a função. Da mesma forma, terá que explicar de que forma é que você, especificamente, desempenhará melhor a função que outro candidato qualquer.
Como deve estruturar a carta de apresentação?
A Carta de Apresentação deve estar bem estruturada começando por se dirigir ao recrutador mencionando o nome ou o cargo da pessoa. Se o recrutador não for uma pessoa específica deverá dirigir-se a “Exmo. Responsável pelos Recursos Humanos”, por exemplo.
Insira as suas caraterísticas profissionais e pessoais para chamar a atenção do recrutador. A carta deve ser curta e objetiva, elaborada em tom formal e escrita em papel A4 branco.
Não se esqueça de assina a Carta no fim, ou colocar o nome se for uma carta de apresentação digital (e-mail). Coloque também a sua morada, o telefone para contacto e endereço de e-mail.
Uma carta bem estruturada revela um candidato organizado e interessado na candidatura.
A carta deve ser pessoal
- Não peça a alguém que sabe escrever melhor para fazer isso por si.
- Não responda a todos os anúncios com o mesmo modelo de carta.
- Se for dado a conhecer o nome da empresa procure conhecer um pouco sobre a empresa para a qual quer trabalhar e demonstre isso no texto da carta.
Erros frequentes na Carta de Apresentação
É frequente cometerem-se determinados erros que podem custar o emprego de uma vida:
- Colocar informações incompletas – Licenciatura incompleta, Curso de Almão incompleto,… O facto de não ter terminado algo pode transmitir uma ideia negativa sobre o seu empenho e dedicação.
- Colocar um histórico interminável – A carta não é o currículo. Deve ser curta e objetiva.
- Mencionar demasiados atributos pessoais – Limite-se a falar dos seus atributos profissionais. Uma carta repleta de autoelogios não o vai favorecer.
Exemplo de uma carta de apresentação
Maria Augusta Lima de Carvalho
Avenida do Atlântico, nº 6
4000-410 Porto
e-mail: maria.i.m.ferreira@gmail.comExmo Senhor Diretor dos Recursos Humanos
da Companhia Portuguesa de Informática
Rua Sobe e Desce, 38
4000-288 PortoPorto, 28 de Fevereiro de 2012
Gostaria de apresentar a minha candidatura ao lugar de Técnica de Informática que a vossa empresa anunciou no “Jornal Xpto”, edição do dia y de Fevereiro.
A possibilidade de exercer esta atividade numa empresa que tanto tem investido em tecnologias de informação é, para mim, particularmente aliciante.
Junto anexo o meu currículo, apreciando que me dispensasse alguns minutos do seu tempo para aprofundar melhor as razões da minha candidatura.
Na esperança de que V.exa. irá atender o meu pedido, queira aceitar os meus melhores cumprimentos.
(assinatura)
» A seguir: Candidatura Espontânea
« Antes: Procurar emprego de forma eficaz