Conceitos de Pedagogia, Filosofia e Ciência

O objetivo deste texto é esclarecer os conceitos de pedagogia, filosofia e ciência e a forma como se relacionam. São conceitos fundamentais para melhor compreendermos a história da pedagogia.

O artigo inicial foi necessário para mostrar a amplitude e a importância do fenómeno educativo no mundo humano. Agora, o nosso trabalho será restrito às sociedades civilizadas. Àquelas sociedades nas quais os elementos culturais são abertos à inovação.

Essas sociedades deparam-se com um duplo problema.

O primeiro é preservar e transmitir eficazmente os elementos culturais reconhecidos, validados e, de alguma forma, indispensáveis à vida da própria sociedade.

O segundo é o processo de renovação e melhoria continua dessas sociedades. Será assim possível torná-las aptas a enfrentar as novas situações naturais ou humanas.

Desde a Antiguidade Clássica, estas duas tarefas a – conservação e a renovação da cultura -foram encarnadas de uma forma racional e consciente pela filosofia. A filosofia, como reflexão geral e sistemática acerca dos problemas da cultura humana, teve as suas origens na civilização grega, cujos traços mais caraterísticos o nosso mundo ocidental repete em grande parte, desde as formas democráticas de convivência civil ao gosto pela indagação desinteressada e desprevenida dos fenómenos da Natureza.

Conceito de Filosofia

Filosofia significa, em grego, «amor do saber», e já esta etimologia sugere a ideia, não só de cuidado pela conservação do saber já constituído, mas também, e sobretudo, de esforço intencional para o renovar e ampliar.

Conceito de Filosofia (o Pensador)

A generalidade do conceito de filosofia tem um carácter lógico, como procura dirigida a qualquer objeto, ou seja, a qualquer ordem de factos ou de atividades. Mas, ao mesmo tempo, tem um carácter social, como procura que pode ser empreendida e conduzida por qualquer homem. Por isso mesmo, cada homem é um «animal racional»: daí o ela não constituir património particular de uma casta ou categoria privilegiada de pessoas, como acontece quando o saber assume uma forma religiosa ou mística (como acontece, por exemplo, nas sociedades orientais).

No início, a filosofia tendia a identificar-se com todo o saber, ou, melhor, com todos os conhecimentos que tivessem um caráter racional e sistemático (excluía somente as técnicas artesanais). No entanto, mais tarde, várias ciências como a matemática, física, química, astronomia, biologia e a psicologia, destacaram-se dela progressivamente, tornando-se autónomas.

Não obstante, tem-se esperado, e espera-se ainda, da filosofia que se ocupe do duplo problema de que falámos. Por um lado, conservar e defender os elementos culturais que se mantêm válidos e, pelo outro, combater e eliminar os elementos culturais que se tornaram um peso morto. Além disso, espera-se ainda que promova um novo desenvolvimento da cultura. Isto pode-o fazer, não só se substituindo a esta ou àquela ciência particular já constituída, mas ainda, quando necessário, ajudando a constituição de novas ciências. De uma forma geral, esforçando-se sempre por manter vivo um clima de liberdade intelectual, de discussão imparcial e de aceitação a respeito do novo e do imprevisto.

Conceito de Pedagogia

Quando, ao realizar este duplo dever de conservação e de progresso, a filosofia se preocupa mais especificamente com as modas como as novas gerações, devem tomar contacto com o património do passado sem ficarem escravas dele. Por outras palavras, quando se preocupa de um modo preciso e deliberado com o fenómeno educativo tal como o apresentámos, ela assume o papel e a denominação de filosofia da educação, ou pedagogia.

Conceito de pedagogia

Entre a filosofia e a pedagogia existe, portanto, uma conexão estreitíssima, parecendo à primeira vista que a diferença é mera questão de palavras. Toda a filosofia vital é sempre, necessariamente e intimamente, uma filosofia da educação, porque tende a promover modos e formas de cultura de um certo tipo e porque mantém um certo ideal de formação humana, embora não o considere nem definitivo, nem perfeito.

Johann Heinrich Pestalozzi é considerado o pai da Pedagogia. Ler breve biografia (em inglês).

Mas o termo pedagogia, que literalmente quer dizer «guia da criança», pode ter também um significado mais extenso e abarcar, ao lado da filosofia da educação, algumas ciências, ou secções de algumas ciências, indispensáveis a um domínio do processo educativo.

Quais são então essas ciências?

Conceito de Ciência

Em primeiro lugar, a psicologia, e em particular a parte da psicologia que diz respeito ao desenvolvimento mental, à formação do carácter e aos modos de aprendizagem. Recentemente a sociologia demonstrou ser também uma ciência auxiliar indispensável à formulação e resolução dois problemas educativos. Ao lado da psicologia e da sociologia, ciências puras aplicáveis à educação, há muito que vem a desenvolver-se uma técnica ou um complexo de técnicas que emergem das próprias práticas educativas: a didática. Inclusivamente, a técnica dos exames e, de uma maneira geral, a avaliação do aproveitamento escolar assumiram recentemente o carácter de uma ciência autónoma, chamada por alguns de docimologia.

Considerar a pedagogia como compreensiva, além da filosofia ‘da educação, de todas estas várias ciências ou técnicas não nos parece, todavia, nem correto, nem útil; mas é indubitável que a pedagogia deve ter amplamente em conta, no campo do concreto, as relações que tem com elas, e isso qualifica-a de um modo distintivo no âmbito da filosofia. geral. Diz-se muitas vezes que estas relações são análogas às que ocorrem entre os fins e os meios: a pedagogia, como filosofia da educação que é, formularia os objetivos a atingir pela educação, enquanto a psicologia, a sociologia, a didática, se limitariam a fornecer os meios úteis à consecução, desses fins e a indicar os caminhos que há necessidade de percorrer para atingir aqueles objetivos.

conceito de ciência

Trata-se de uma distinção válida, na verdade, até certo ponto: formular objetivos. em abstrato, sem ter em consideração os meios à disposição para os alcançar. Seria uma atividade de duvidosa eficácia, tal como as várias ciências pedagógicas não poderiam atuar utilmente se ignorassem a sua finalidade, os ideais educativos para que devem contribuir. Todavia, é à pedagogia que compete mais precisamente a tarefa de coordenar as contribuições dadas pelas várias ciências auxiliares e pelas várias técnicas didáticas e de impedir que se caia em receitas fixas, de evitar toda a cristalização de métodos e de valores, de levar a bom termo, em suma, aquela missão de acessibilidade ao novo e ao diferente que ela tem de comum com a filosofia., ou, melhor, que ela tem na medida em que é filosofia.

Neste sentido, os problemas da pedagogia são hoje ainda substancialmente os mesmos que se ofereceram à reflexão consciente muito antes de as várias disciplinas e técnicas a que nos referimos se terem constituído e conseguido uma certa autonomia. É por isso que se estuda a história da filosofia e da pedagogia: não se trata de uma pura curiosidade arqueológica, mas de uma necessária iluminação dos problemas presentes mediante o estudo das suas origens e das soluções tentadas no decorrer dos séculos.

História da Pedagogia

Com o esclarecimento destes conceitos, com especial enfase para o conceito de pedagogia, encerramos a introdução da história da pedagogia na visão de Nicola Abbagagno.

Nos artigos seguintes serão abordados temas relacionados com Cultura e Educação na Antiguidade.

Índice da História da Pedagogia

INTRODUÇÃO

  1. Introdução à História da Pedagogia
  2. Conceitos de Pedagogia, Filosofia e Ciência [Este artigo]

CULTURA E EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE