Manual do Formador
Disponibilizámos um guia extremamente útil a qualquer formador que pretenda iniciar a sua atividade. Mesmo quem tem já experiência, tomar conhecimento de algumas técnicas descritas neste manual de formação poderá ser muito útil na sua atividade profissional.
A quem se destina
O destinatário privilegiado desta série de artigos é aquele que se dedica profissionalmente à atividade de formador. No entanto, são também alvos deste manual de formação todos aqueles que, apesar de não exercerem a atividade profissional de formador, têm responsabilidades perante a sua empresa, ou seus colegas, de transmitirem, por exemplo, conhecimentos adquiridos em ações de formação, em conferências, ou mesmo em visitas a feiras profissionais e exposições.
Na realidade, a formação está sempre presente no dia a dia. Todos nós estamos permanentemente a formar e a ser formados. O mundo em permanente evolução exige que o acompanhemos.

ÍNDICE DO MANUAL DO FORMADOR
1. O FORMADOR E O CONTEXTO DA FORMAÇÃO
Diversos artigos que respondem às perguntas: o que é a formação e o sistema de formação profissional? Como se relaciona com o mercado de emprego? Com interage com o sistema educativo? Qual o seu enquadramento legal? Qual o perfil necessário para desempenhar a atividade de formador?
2. TEORIAS E FATORES DE APRENDIZAGEM
Conceito e características da aprendizagem. As diversas teorias, modelos, etapas e processos da aprendizagem. Quais são os métodos de motivação que melhor funcionam?
3. MÉTODO E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Que métodos pedagógicos existem e como selecioná-los. Descrição de cada um dos métodos pedagógicos. As técnicas pedagógicas utilizadas na atividade de formação.
4. RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Artigos sobre dinâmica de grupos e estilos de liderança. A gestão da comunicação pedagógica. Os conflitos na relação pedagógica.
5. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Diversos artigos sobre o tema dos objetivos da formação. Quais as suas funções? Quantos níveis de objetivos existem? Como definir cada um deles?
6. RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO
Conceber os recursos a utilizar nas sessões de formação. Conheça a importância das novas tecnologias (TIC) e como integrá-las no nosso plano. Como selecionar os recursos didáticos?
7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O que é a avaliação e para que serve? Que tipos avaliação existem? Que instrumentos de avaliação estão disponíveis? Como classificar? A subjetividade da avaliação.
8. PLANIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO
Saiba como esquematizar o Plano de Formação, que elementos devem constar, que questões devem ser consideradas. As 3 fases do plano de sessão. Exemplos de Planos de Sessão.
9. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
Como avaliar e controlar o sistema de formação e todos os seus subsistemas. Acima de tudo, a avaliação do desempenho do formador, um dos elementos mais importantes do processo formativo.
Recursos adicionais
Se necessitar de mais recursos irá encontrá-los certamente na página de recursos e projetos do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.