Abordamos os diferentes métodos e técnicas pedagógicas que poderão ser utilizados nas sessões de formação de acordo com o tipo de ação de formação, o público-alvo, as condições físicas e psicológicas, etc.
No que diz respeito ao ensinar, a técnica é fundamental. Saber ajustar a técnica de acordo com a situação, o ambiente, o destinatário. Primeiro vamos conhecer os métodos e técnicas pedagógicas que devem fazer parte do seu arsenal.
Tipificação e seleção dos métodos pedagógicos
O formador não se torna escravo de um método, antes adequa e experimenta vários métodos e seleciona-os de acordo com todas as condicionantes do processo de formação. (ler mais)
Método expositivo
O método expositivo traduz-se na transmissão oral pelo formador de informação e conhecimentos ou conteúdos em que a participação do formando é diminuta. (ler mais)
Método demonstrativo
O método demonstrativo baseia-se no conhecimento técnico ou prático do formador e na sua competência para exemplificar uma determinada operação técnica ou prática que se deseja repetida e depois aprendida. (ler mais)
Método interrogativo
O método interrogativo consiste num processo de interações verbais, dirigidas pelo formador, normalmente de tipo pergunta-resposta. O objetivo é a descoberta pelo formando dos conceitos ou conhecimentos a memorizar. (ler mais)
Métodos ativos em formação
O conceito de métodos ativos designa um conjunto de métodos em que o formando é voluntário. Baseiam-se na atividade, na liberdade e na autoeducação. (ler mais)
Tipificação e caraterização das técnicas pedagógicas
Técnica pedagógica significa estratégia, procedimento ou forma concreta de apresentar ou orientar as aprendizagens. As técnicas complementam-se e articulam-se entre si, de modo que não se podem utilizar isoladamente, tal como os métodos em que se integram. (ler mais)