Manual do Formador

A quem se destina

Disponibilizámos um guia extremamente útil a qualquer formador que pretenda iniciar a sua atividade ou, para quem tem já experiência, tomar conhecimento de algumas técnicas que poderão ser muito úteis na sua atividade profissional.

São também alvos deste manual todos aqueles que, apesar de não exercerem a atividade profissional de formador, têm responsabilidades perante a sua empresa, ou seus colegas, de transmitirem, por exemplo, conhecimentos adquiridos em ações de formação, em conferências, ou mesmo em visitas a feiras profissionais e exposições.

Na realidade a formação está sempre presente no dia a dia. Todos nós estamos permanentemente a formar e a ser formados. O mundo em permanente evolução exige que o acompanhemos.

ÍNDICE DO MANUAL DO FORMADOR

  1. O FORMADOR E O CONTEXTO DA FORMAÇÃO  - Diversos artigos que respondem às perguntas: o que é a formação e o sistema de formação profissional? Como se relaciona com o mercado de emprego? Com interage com o sistema educativo? Qual o seu enquadramento legal? Qual o perfil necessário para desempenhar a atividade de formador?
  2. TEORIAS E FATORES DE APRENDIZAGEM  - Conceito e características da aprendizagem. As diversas teorias, modelos, etapas e processos da aprendizagem. Quais são os métodos de motivação que melhor funcionam?
  3. MÉTODO E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS;  - Que métodos pedagógicos existem e como selecioná-los. Descrição de cada um dos métodos pedagógicos. As técnicas pedagógicas utilizadas na atividade de formação.
  4. RELAÇÃO PEDAGÓGICA - Artigos sobre dinâmica de grupos e estilos de liderança. A gestão da comunicação pedagógica. Os conflitos na relação pedagógica.
  5. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PEDAGÓGICOS - Diversos artigos sobre o tema dos objetivos da formação. Quais as suas funções? Quantos níveis de objetivos existem? Como definir cada um deles?
  6. RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO - Conceber os recursos a utilizar nas sessões de formação. As novas tecnologias (TIC) e como integrá-las no nosso plano. Como selecionar os recursos didáticos?
  7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - O que é a avaliação e para que serve? Que tipos avaliação existem? Que instrumentos de avaliação estão disponíveis? Como classificar? A subjetividade da avaliação.
  8. PLANIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO - Como esquematizar o Plano de Formação, que elementos devem constar, que questões devem ser consideradas. Exemplos de Planos de Sessão
  9. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO - Avaliar e controlar o sistema de formação e seus sub-sistemas, incluindo a avaliação do desempenho do formador.